domingo, 30 de março de 2014

Saiba Mais Musicoterapia: Musicoterapia para crianças

Olá pessoal!
Hoje falaremos sobre a Musicoterapia para crianças!



Muitas são as áreas de atuação da Musicoterapia. Ao atuarmos com crianças, atendemos crianças sem qualquer comprometimento e também realizamos atendimentos para crianças com dificuldades motoras, com atrasos cognitivos, com espectro autista, com síndrome de down, com TDAH, com transtornos mentais, com risco social e por aí vai!

Uma máxima que costumamos utilizar em nosso trabalho é: toda criança é estimulável! Mas é preciso encontrar o que dispara uma interação musical e mesmo uma comunicação entre a criança e o musicoterapeuta. Aqui entra o papel das brincadeiras, das canções, dos gestos e dos sons mais inusitados que vocês podem imaginar! O musicoterapeuta não tem limite para procurar até encontrar algo que estabeleça interação entre ele e seu cliente.

Neste primeiro momento a interação será apoiada também em uma anamnese com a família da criança, para levantar questões sobre o histórico de saúde da criança, sobre o planejamento/aceitação da gravidez, sobre as relações familiares e sobre questões sonoras, como preferências sonoro-musicais, habilidades musicais, etc. Durante os atendimentos é realizado um registro chamado de “Testificação Musical”, no qual é feito a avaliação musical da criança, suas afinidades sonoras e instrumentais, repostas musicais/sonoras ou recusas sonoras/ musicais.  

Estabelecidas estas primeiras interações e instaurado o vínculo entre o musicoterapeuta e a criança, começam a ser traçados os objetivos principais e secundários do processo musicoterapêutico. O musicoterapeuta planejará as atividades e intervenções a partir destes objetivos, que estarão ligados à dificuldades identificadas.

Alguns exemplos de objetivos principais de um processo musicoterapêutico com crianças: estimular a autonomia da criança, reforçar a identidade da criança, possibilitar à criança trocas afetivas mais saudáveis, aprimorar na criança a atenção e seus mecanismos cognitivos, aprimorar coordenação motora fina, etc.

À medida em que o processo musicoterapêutico acontece e os objetivos vão sendo alcançados e também revistos, o musicoterapeuta consulta um supervisor para auxiliá-lo a identificar possibilidades do processo, manejos e intervenções necessárias para uma melhor atuação.

Importante atentar-se ao “Produto Sonoro” de uma sessão de musicoterapia, que não visa que o estético sonoro seja “bonito, ou harmônico” aos ouvidos de quem possa estar por ali (como funcionários, terapeutas e professores de uma clínica ou instituição) e sim que seja funcional ao que se propôs. Nos atendimentos, para atingir objetivos estabelecidos com a criança, em relação a estética e gosto musical, não existe o critério de julgamento “certo, errado, feio e bonito” , pois é através das experimentações sonoras, re-criações e improvisações que criança e terapeuta vão seguindo ao fortalecimento do vínculo e ao objetivo buscado. E para isso o espírito lúdico estará sempre presente e aberto às possibilidades.

E a criança atendida vai surpreendendo, se reinventando, adquirindo habilidades e ampliando suas possibilidades (de comunicação e linguagem, cognitivo, motor e de estar no mundo), sempre com muita música, jogos musicais e brincadeiras.

Ao perceber que a criança atendida já alcançou os principais objetivos traçados, o musicoterapeuta reavalia o processo para verificar se há necessidade de traçar novos objetivos, se há necessidade de encaminhar a criança para outro musicoterapeuta (que percorra com a criança outros caminhos), ou se é pertinente prepará-la para alta.

Ressaltamos que não existe um período de tempo determinado para um processo musicoterapêutico. Alguns processos levam alguns meses e ligam-se a questões pontuais e outros processos levam anos e dão o suporte que a criança e sua família precisam para a vida.

Esperamos que nosso breve descritivo de como a musicoterapia pode atuar com crianças tenha contribuído de alguma maneira com nossos leitores. Gostaríamos muito de receber comentários e sugestões por aqui.

Abaixo alguns textos e um video sobre musicoterapia para crianças:

Textos da Revista Brasileira de Musicoterapia, sobre diferentes atuações da musicoterapia com crianças: Texto 1, Texto 2, Texto 3, Texto 4, Texto 5




Abraço!

Cintia Albuquerque e Aline Sampaio
Redescobrir Musicoterapia
www.redescobrirmusicoterapia.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário